top of page

Baixar SQL Server 2017 Express, uma edição gratuita e poderosa do sistema de gerenciamento de dados

Writer's picture: inojmikelcamaleloinojmikelcamalelo


SQL Express Download 2017: Como instalar e usar a edição gratuita do SQL Server




O SQL Server é um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional mais populares e poderosos do mundo. Ele oferece um rico conjunto de recursos e capacidades para armazenamento, processamento, análise e segurança de dados. No entanto, nem todos precisam ou podem pagar pela versão completa do SQL Server, que pode ser bastante cara e complexa de instalar e manter.




sql express download 2017



É por isso que a Microsoft oferece uma edição gratuita do SQL Server chamada SQL Express. O SQL Express é uma versão leve e fácil de usar do SQL Server, ideal para desenvolvimento e produção de aplicativos de desktop, Web e pequenos servidores. Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar o SQL Express 2017, a última versão desta edição gratuita.


O que é o SQL Express?




O SQL Express é uma edição gratuita do SQL Server que possui algumas limitações em relação às edições pagas. Por exemplo, ele pode usar apenas 1 GB de memória e 10 GB de espaço em disco por banco de dados, pode ser executado apenas em um núcleo de CPU e não oferece suporte a alguns recursos avançados, como alta disponibilidade, criptografia, auditoria e aprendizado de máquina. No entanto, ele ainda fornece a maior parte da funcionalidade principal do SQL Server, como:


  • Transact-SQL (T-SQL), a poderosa linguagem de consulta para manipulação de dados



  • SQL Server Agent, a ferramenta para agendar e automatizar tarefas



  • SQL Server Integration Services (SSIS), a ferramenta para extrair, transformar e carregar dados



  • SQL Server Reporting Services (SSRS), a ferramenta para criar e entregar relatórios



  • SQL Server Analysis Services (SSAS), a ferramenta para criar e consultar modelos de dados multidimensionais



Recursos e limitações do SQL Express




A tabela a seguir resume alguns dos principais recursos e limitações do SQL Express 2017 em comparação com outras edições do SQL Server:



Recurso


SQL Express


Padrão SQL


SQL Enterprise


Memória máxima por instância


1 GB


128 GB


Máximo do sistema operacional


Tamanho máximo do banco de dados


10 GB


524 PB


524 PB


Número máximo de CPUs


1 núcleo


Limitado pelo número de núcleos no sistema operacional


Limitado pelo número de núcleos no sistema operacional


Compressão de dados


Não


Sim


Sim


Criptografia de dados


Não


Não


Sim


Auditoria


Não


Não


Sim



OLTP na memória (processamento de transações online)


Não Não Sim Sim Sim Não Não Sim Sim Sim Não Não Sim Sim Sim Não Não Sim Sim Sim Não Não Sim Serviços de aprendizado de máquina (R e Python)


não não sim


PolyBase (virtualização de dados)


não não sim Casos e cenários de uso do SQL Express




Apesar de suas limitações, o SQL Express ainda é uma edição muito útil e versátil do SQL Server que pode ser utilizada para diversas finalidades, como:


  • Desenvolvendo e testando aplicativos que usam o SQL Server como banco de dados de back-end



  • Implantação de aplicativos de pequena escala que não exigem alto desempenho ou escalabilidade



  • Aprendendo e ensinando recursos e funcionalidades do SQL Server



  • Incorporação do SQL Server em outros aplicativos ou dispositivos que precisam de um mecanismo de banco de dados local



  • Migrar dados de outras fontes para o SQL Server ou vice-versa



O SQL Express é compatível com a maioria das ferramentas e estruturas que funcionam com SQL Server, como Visual Studio, .NET, Entity Framework, PowerShell e Azure Data Studio. Ele também oferece suporte aos mesmos mecanismos de segurança e autenticação do SQL Server, como autenticação do Windows, autenticação do SQL Server e autenticação do Active Directory.


Como baixar SQL Express 2017




Existem duas maneiras principais de baixar o SQL Express 2017: no site da Microsoft ou no Visual Studio Installer. Ambos os métodos são gratuitos e fáceis de seguir.


Baixe no site da Microsoft




Para baixar o SQL Express 2017 do site da Microsoft, você precisa seguir estas etapas:


  • Vou ao e role para baixo até a seção Express edition.



  • Clique no botão Baixar agora abaixo do título da edição Express. Isso fará o download de um pequeno arquivo executável chamado SQLServer2017-SSEI-Expr.exe.



  • Execute o arquivo baixado e escolha a instalação Básica ou Personalizada. A instalação básica instalará apenas o mecanismo de banco de dados SQL Server com as configurações padrão, enquanto a instalação personalizada permitirá que você escolha componentes e recursos adicionais, como SSMS, SSIS, SSRS, SSAS e LocalDB.



  • Siga as instruções na tela para concluir o processo de download e instalação.



Baixar do instalador do Visual Studio




Se você tiver o Visual Studio 2017 ou posterior instalado em seu computador, também poderá baixar o SQL Express 2017 do Visual Studio Installer. Essa é uma opção conveniente se você quiser usar o SQL Express para desenvolver aplicativos com o Visual Studio. Para fazer isso, você precisa seguir estas etapas:


  • Abra o instalador do Visual Studio no menu Iniciar ou na barra de tarefas.



  • Selecione a opção Modificar para a edição do Visual Studio que você instalou.



  • Na guia Cargas de trabalho, verifique a carga de trabalho Armazenamento e processamento de dados. Isso selecionará automaticamente o componente SQL Server Express 2017 LocalDB, que é uma versão mínima do SQL Express executada no modo de usuário e não requer um serviço ou configuração.



  • Se você deseja instalar outros componentes ou recursos do SQL Express, como SSMS, SSIS, SSRS ou SSAS, pode ir até a guia Componentes individuais e verificá-los na categoria Banco de dados.



  • Clique no botão Modificar no canto inferior direito para iniciar o processo de download e instalação.



Como instalar SQL Express 2017




Depois de baixar o SQL Express 2017 de qualquer um dos métodos, você precisa instalá-lo em seu computador. O processo de instalação é semelhante para ambos os métodos, mas há algumas diferenças dependendo do tipo de instalação e das opções escolhidas. Aqui estão algumas etapas gerais que se aplicam à maioria dos cenários:


Escolha o tipo de instalação




O primeiro passo é escolher o tipo de instalação que atenda às suas necessidades. Existem três tipos principais de instalação do SQL Express 2017:



  • Nova instalação autônoma do SQL Server: esta opção instalará uma nova instância do SQL Express 2017 em seu computador. Você pode escolher esta opção se não tiver nenhuma versão anterior do SQL Server instalada ou se quiser criar uma instância separada do SQL Express 2017.



  • Adicionar recursos a uma instância existente do SQL Server: esta opção adicionará novos recursos ou componentes a uma instância existente do SQL Server em seu computador. Você pode escolher esta opção se já tiver uma versão do SQL Server instalada e quiser atualizá-la ou adicionar novas funcionalidades.



  • Execute uma nova instalação do SQL Server Reporting Services (SSRS): Esta opção instalará uma nova instância do SSRS em seu computador. Você pode escolher esta opção se quiser usar o SSRS para criar e entregar relatórios com o SQL Express 2017.




Você pode selecionar uma dessas opções na guia Instalação do assistente de configuração. Dependendo de sua escolha, pode ser necessário fornecer algumas informações adicionais, como a chave do produto (que não é necessária para o SQL Express Configurar a instância e os recursos




A próxima etapa é configurar a instância e os recursos que você deseja instalar com o SQL Express 2017. Uma instância é uma cópia do mecanismo de banco de dados SQL Server que é executado como um serviço em seu computador. Você pode ter várias instâncias do SQL Server no mesmo computador, cada uma com seu próprio nome, configurações e bancos de dados. Um recurso é um componente ou funcionalidade do SQL Server, como SSMS, SSIS, SSRS ou SSAS.


Você pode configurar a instância e os recursos nas guias Configuração da instância e Seleção de recursos no assistente de configuração. Aqui estão algumas das opções que você pode escolher:


  • ID da instância: este é o nome da instância que você deseja instalar ou modificar. Você pode usar o nome padrão (SQLEXPRESS) ou inserir um nome personalizado. O ID da instância será usado para identificar e conectar-se à instância.



  • Diretório raiz da instância: Esta é a pasta onde os arquivos da instância serão armazenados.Você pode usar o local padrão (C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server) ou navegar para um local diferente.



  • Recursos: esta é a lista de recursos que você deseja instalar ou adicionar à instância. Você pode marcar ou desmarcar os recursos de que precisa ou não. Alguns dos recursos são necessários para o SQL Express 2017, como Database Engine Services, enquanto outros são opcionais, como Full-Text e Semantic Extractions for Search.



Conclua o assistente de instalação




A etapa final é concluir o assistente de instalação e começar a usar o SQL Express 2017. Antes de terminar, pode ser necessário fornecer mais algumas informações ou configurações para alguns dos recursos selecionados, como:


  • Configuração do servidor: é aqui que você pode especificar as contas de serviço e os tipos de inicialização para os serviços do SQL Server, como SQL Server Database Engine, SQL Server Agent e SQL Server Browser. Você pode usar os valores padrão ou alterá-los de acordo com suas preferências e requisitos de segurança.



  • Configuração do Mecanismo de Banco de Dados: é aqui que você pode configurar o modo de autenticação, administradores, diretórios de dados e configurações de tempdb para o Mecanismo de Banco de Dados do SQL Server. Você pode escolher entre o modo de autenticação do Windows (que usa contas do Windows para acessar o SQL Server) ou o modo misto (que também permite contas do SQL Server). Você também pode adicionar usuários ou grupos do Windows como administradores do SQL Server. Você também pode alterar os locais padrão dos arquivos de dados, log e backup, bem como o tamanho e o número de arquivos para tempdb, que é um banco de dados do sistema que armazena dados temporários.



  • Configuração do Reporting Services: é aqui que você pode configurar o modo, a conta de serviço, a URL do serviço Web e as configurações do banco de dados para o SSRS. Você pode escolher entre o modo Nativo (que executa o SSRS como um serviço autônomo) ou o modo Integrado (que integra o SSRS com o SharePoint).Você também pode especificar a conta que executará o serviço SSRS, a URL que será usada para acessar o serviço da Web SSRS e o banco de dados que armazenará metadados e dados do SSRS.



  • Configuração do Analysis Services: é aqui que você pode configurar o modo de servidor, administradores e diretórios de dados para SSAS. Você pode escolher entre o modo Multidimensional e Data Mining (que suporta cubos OLAP e modelos de mineração de dados) ou o modo Tabular (que suporta modelos tabulares). Você também pode adicionar usuários ou grupos do Windows como administradores do SSAS. Você também pode alterar os locais padrão dos dados, log e arquivos de backup.



Depois de fornecer todas as informações e configurações necessárias, você pode clicar no botão Instalar para iniciar o processo de instalação. Dependendo de suas escolhas e recursos do sistema, isso pode levar algum tempo para ser concluído. Você pode monitorar o progresso e o status da instalação no assistente de configuração. Assim que a instalação estiver concluída, você pode fechar o assistente de configuração e começar a usar o SQL Express 2017.


Como usar SQL Express 2017




Agora que você instalou o SQL Express 2017 em seu computador, pode começar a usá-lo para suas necessidades de dados. Existem muitas maneiras de usar o SQL Express 2017, mas aqui estão algumas das mais comuns e úteis:


Conecte-se ao SQL Express com o SQL Server Management Studio (SSMS)




O SQL Server Management Studio (SSMS) é uma ferramenta gráfica que permite gerenciar e interagir com instâncias e bancos de dados do SQL Server. Você pode usar o SSMS para executar várias tarefas, como criar e modificar bancos de dados, tabelas, exibições, procedimentos armazenados, funções, gatilhos, índices, usuários, funções, permissões, backups, restaurações, consultas, relatórios etc.


Para se conectar ao SQL Express 2017 com SSMS, você precisa seguir estas etapas:



  • Abra o SSMS no menu Iniciar ou na barra de tarefas.Insira o nome da instância do SQL Express à qual você deseja se conectar na caixa Nome do servidor. Você pode usar o formato nome_do_computador\nome_da_instância ou localhost\instance_name. Por exemplo, se o nome do seu computador for DESKTOP e o nome da sua instância for SQLEXPRESS, você poderá inserir DESKTOP\SQLEXPRESS ou localhost\SQLEXPRESS.



  • Selecione o modo de autenticação que deseja usar para se conectar à instância do SQL Express. Você pode escolher entre Autenticação do Windows (que usa sua conta atual do Windows) ou Autenticação do SQL Server (que requer um nome de usuário e senha do SQL Server). Se você escolher Autenticação do SQL Server, precisará inserir o nome de usuário e a senha que criou ou atribuiu durante o processo de instalação.



  • Clique no botão Conectar para estabelecer a conexão. Se a conexão for bem-sucedida, você verá a instância do SQL Express e seus bancos de dados no painel Object Explorer no lado esquerdo do SSMS. Você pode expandir os nós para visualizar e acessar os objetos dentro de cada banco de dados.



Crie e gerencie bancos de dados com SQL Express




Uma das principais tarefas que você pode realizar com o SQL Express 2017 é criar e gerenciar bancos de dados. Um banco de dados é uma coleção de dados organizados em tabelas, exibições e outros objetos. Você pode usar o SQL Express 2017 para criar e modificar bancos de dados, bem como inserir, atualizar, excluir e consultar dados neles.


Para criar e gerenciar bancos de dados com o SQL Express 2017, você pode usar SSMS ou T-SQL. SSMS fornece uma interface gráfica que permite realizar várias operações em bancos de dados e seus objetos, como criar, renomear, excluir, fazer backup, restaurar, etc. T-SQL é uma linguagem de consulta que permite escrever e executar comandos e scripts que manipulam bancos de dados e seus objetos.


Por exemplo, para criar um novo banco de dados chamado TestDB com SSMS, você pode seguir estas etapas:



  • Clique com o botão direito do mouse no nó Bancos de dados na instância do SQL Express no painel Explorador de objetos e selecione Novo banco de dados...



  • Na caixa de diálogo New Database, insira TestDB como o nome do banco de dados e clique em OK. Isso criará um novo banco de dados com as configurações e opções padrão.



  • Para visualizar e modificar as propriedades do novo banco de dados, clique com o botão direito do mouse no painel Object Explorer e selecione Propriedades. Isso abrirá a caixa de diálogo Propriedades do banco de dados, onde você pode alterar várias configurações e opções do banco de dados, como arquivos, opções, permissões, etc.



Para criar um novo banco de dados chamado TestDB com T-SQL, você pode seguir estas etapas:



  • Clique no botão Nova Consulta na barra de ferramentas do SSMS. Isso abrirá uma nova janela de consulta onde você pode escrever e executar comandos e scripts T-SQL.



Na janela de consulta, digite o seguinte comando: CRIAR BANCO DE DADOS TestDB;


  • Este comando criará um novo banco de dados com as configurações e opções padrão.



Para visualizar e modificar as propriedades do novo banco de dados, digite o seguinte comando: ALTER DATABASE TestDB ...;


  • Este comando permitirá que você altere várias configurações e opções do banco de dados, como arquivos, opções, permissões, etc. Você precisa substituir ... pelos parâmetros específicos que deseja alterar.



  • Para executar os comandos digitados na janela de consulta, clique no botão Executar na barra de ferramentas ou pressione F5 no teclado. Isso executará os comandos e exibirá os resultados no painel Mensagens na parte inferior do SSMS.



Faça backup e restaure bancos de dados com SQL Express




Outra tarefa importante que você pode fazer com o SQL Express 2017 é fazer backup e restaurar bancos de dados. Um backup é uma cópia de um banco de dados que pode ser usado para restaurá-lo em caso de perda ou corrupção de dados. Uma restauração é um processo de aplicar um backup a um banco de dados para recuperá-lo para um estado anterior. Você pode usar o SQL Express 2017 para fazer backup e restaurar bancos de dados, bem como agendar e automatizar essas tarefas.


Para fazer backup e restaurar bancos de dados com o SQL Express 2017, você pode usar SSMS ou T-SQL. O SSMS fornece uma interface gráfica que permite realizar várias operações em backups e restaurações, como criar, excluir, restaurar, verificar etc.T-SQL é uma linguagem de consulta que permite escrever e executar comandos e scripts que manipulam backups e restaurações.


Por exemplo, para fazer backup de um banco de dados chamado TestDB com SSMS, você pode seguir estas etapas:



  • Clique com o botão direito do mouse no banco de dados TestDB no painel Explorador de objetos e selecione Tarefas > Fazer backup...



  • Na caixa de diálogo Fazer backup do banco de dados, selecione Completo como tipo de backup e Disco como destino. Você pode usar o local padrão (C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL14.SQLEXPRESS\MSSQL\Backup) ou navegar para um local diferente.



  • Clique no botão OK para iniciar o processo de backup. Isso criará um arquivo de backup com o nome TestDB.bak no local selecionado.



  • Para visualizar e gerenciar os backups do banco de dados TestDB, clique com o botão direito do mouse no painel Object Explorer e selecione Tasks > Manage Backups...



Para fazer backup de um banco de dados chamado TestDB com T-SQL, você pode seguir estas etapas:



  • Clique no botão Nova Consulta na barra de ferramentas do SSMS. Isso abrirá uma nova janela de consulta onde você pode escrever e executar comandos e scripts T-SQL.



Na janela de consulta, digite o seguinte comando: BACKUP DATABASE TestDB TO DISK = 'C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL14.SQLEXPRESS\MSSQL\Backup\TestDB.bak';


  • Este comando criará um backup completo do banco de dados TestDB e o salvará como um arquivo com o nome TestDB.bak no local especificado.



Para visualizar e gerenciar os backups do banco de dados TestDB, digite o seguinte comando: RESTORE HEADERONLY FROM DISK = 'C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL14.SQLEXPRESS\MSSQL\Backup\TestDB.bak';


  • Este comando exibirá as informações do cabeçalho do arquivo de backup, como nome do backup, data, tamanho, tipo, etc. Você também pode usar outros comandos RESTORE para excluir, restaurar ou verificar o arquivo de backup.



  • Para executar os comandos digitados na janela de consulta, clique no botão Executar na barra de ferramentas ou pressione F5 no teclado. Isso executará os comandos e exibirá os resultados no painel Mensagens na parte inferior do SSMS.



Para restaurar um banco de dados de um backup com SSMS, você pode seguir estas etapas:



  • Clique com o botão direito do mouse no nó Bancos de dados na instância do SQL Express no painel Explorador de objetos e selecione Restaurar banco de dados...



  • Na caixa de diálogo Restaurar banco de dados, selecione Dispositivo como fonte e clique no botão Procurar. Isso abrirá a caixa de diálogo Selecionar dispositivos de backup, onde você pode selecionar o arquivo de backup do qual deseja restaurar.



  • Clique no botão OK para retornar à caixa de diálogo Restaurar banco de dados. Você pode ver os detalhes e opções do arquivo de backup nas guias Geral e Opções. Você pode alterar algumas dessas opções de acordo com suas preferências e requisitos, como nome do banco de dados, localização de arquivos, estado de recuperação, etc.



  • Clique no botão OK para iniciar o processo de restauração. Isso restaurará o banco de dados do arquivo de backup para a instância do SQL Express.



Para restaurar um banco de dados de um backup com T-SQL, você pode seguir estas etapas:



  • Clique no botão Nova Consulta na barra de ferramentas do SSMS. Isso abrirá uma nova janela de consulta onde você pode escrever e executar comandos e scripts T-SQL.



Na janela de consulta, digite o seguinte comando: RESTORE DATABASE TestDB FROM DISK = 'C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL14.SQLEXPRESS\MSSQL\Backup\TestDB.bak';


  • Este comando restaurará o banco de dados do arquivo de backup para a instância do SQL Express com as opções padrão.



Para visualizar e modificar as opções do comando de restauração, digite o seguinte comando: RESTORE DATABASE TestDB FROM DISK = 'C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL14.SQLEXPRESS\MSSQL\Backup\TestDB.bak' WITH ...;


  • Este comando permitirá que você altere algumas das opções do comando de restauração, como nome do banco de dados, localização de arquivos, estado de recuperação, etc. Você precisa substituir ...com os parâmetros específicos que você deseja alterar.



  • Para executar os comandos digitados na janela de consulta, clique no botão Executar na barra de ferramentas ou pressione F5 no teclado. Isso executará os comandos e exibirá os resultados no painel Mensagens na parte inferior do SSMS.



Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o SQL Express 2017, a edição gratuita do SQL Server. O SQL Express 2017 é uma versão leve e fácil de usar do SQL Server, ideal para desenvolvimento e produção de aplicativos de desktop, web e pequenos servidores. Ele oferece a maior parte da funcionalidade principal do SQL Server, como T-SQL, SQL Server Agent, SSIS, SSRS e SSAS. No entanto, também possui algumas limitações em relação às edições pagas, como memória, tamanho do banco de dados, núcleos da CPU e recursos avançados.


Você pode usar SSMS ou T-SQL para executar várias tarefas com o SQL Express 2017, como criar e gerenciar bancos de dados, fazer backup e restaurar bancos de dados, consultar e manipular dados, criar e entregar relatórios, etc. Você também pode usar outras ferramentas e estruturas que funcionam com o SQL Server, como Visual Studio, .NET, Entity Framework, PowerShell e Azure Data Studio.


Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender e usar o SQL Express 2017 para suas necessidades de dados. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas das perguntas frequentes sobre o SQL Express 2017:


P: Como posso atualizar o SQL Express 2017 para a versão mais recente?




R: Você pode atualizar o SQL Express 2017 para a versão mais recente baixando e instalando a última atualização cumulativa (CU) ou service pack (SP) do . Você também pode usar o Windows Update ou o Microsoft Update para verificar e instalar automaticamente as atualizações do SQL Express 2017.


P: Como posso desinstalar o SQL Express 2017 do meu computador?




R: Você pode desinstalar o SQL Express 2017 do seu computador usando o Painel de Controle ou o assistente de configuração. Para usar o Painel de Controle, vá para Programas e Recursos e selecione Microsoft SQL Server 2017 (64 bits) ou Microsoft SQL Server 2017 (32 bits), dependendo da arquitetura do sistema. Em seguida, clique em Desinstalar/Alterar e siga as instruções na tela. Para usar o assistente de configuração, execute o arquivo SQLServer2017-SSEI-Expr.exe que você baixou e selecione Remover na guia Instalação do assistente de configuração. Em seguida, selecione a instância e os recursos que deseja remover e siga as instruções na tela.


P: Como posso me conectar ao SQL Express 2017 de outro computador ou dispositivo?




R: Você pode se conectar ao SQL Express 2017 de outro computador ou dispositivo usando as mesmas ferramentas e estruturas que usa para se conectar ao SQL Server, como SSMS, Visual Studio, .NET, Entity Framework, PowerShell, Azure Data Studio etc. Você também precisa saber o nome ou endereço IP do computador ou dispositivo que hospeda a instância do SQL Express e o nome da instância à qual deseja se conectar.


P: Como posso migrar dados do SQL Express 2017 para outra edição do SQL Server?




R: Você pode migrar dados do SQL Express 2017 para outra edição do SQL Server usando vários métodos, como backup e restauração, desanexação e anexação, exportação e importação, assistente de cópia de banco de dados, SSIS etc. .


P: Como posso obter ajuda e suporte para o SQL Express 2017?




R: Você pode obter ajuda e suporte para o SQL Express 2017 usando vários recursos, como documentação, fóruns, blogs, vídeos, podcasts, webinars, livros, cursos etc. Alguns dos recursos oficiais que você pode usar são:


  • : esta é a documentação oficial do SQL Server, incluindo o SQL Express 2017. Você pode encontrar informações e orientações sobre como instalar, configurar, usar e solucionar problemas do SQL Express 2017.



  • : Este é o fórum oficial do SQL Server, incluindo o SQL Express 2017. Você pode fazer perguntas e obter respostas de outros usuários e especialistas do SQL Express 2017.



  • : Este é o blog oficial do SQL Server, incluindo o SQL Express 2017. Você pode encontrar notícias e atualizações sobre o SQL Express 2017, bem como dicas e truques sobre como usá-lo de forma eficaz.



  • : Este é o canal de vídeo oficial do SQL Server, incluindo o SQL Express 2017. Você pode assistir a tutoriais e demonstrações sobre como usar o SQL Express 2017 para vários cenários e finalidades.



Você também pode usar outros recursos que não são oficiais, mas ainda são úteis e confiáveis, como:


  • : esta é uma comunidade online popular para programadores e desenvolvedores. Você pode encontrar muitas perguntas e respostas relacionadas ao SQL Express 2017 neste site.



  • : Este é um site líder para profissionais do SQL Server. Você pode encontrar artigos, fóruns, scripts, webinars, podcasts, livros, cursos, etc. relacionados ao SQL Express 2017 neste site.



  • : Este é um site que fornece artigos e tutoriais sobre vários tópicos relacionados ao SQL Server, incluindo o SQL Express 2017. Você pode aprender como usar o SQL Express 2017 para diferentes tarefas e desafios neste site.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Commentaires


bottom of page